Páginas

sábado, 8 de junho de 2013

Consumidor está atento às empresas sustentáveis

 As incidências de novas tecnologias e racionalização dos custos têm influenciado muitas empresas, independentemente do porte ou segmento. Os temas ambientais e ligados à sustentabilidade do planeta estão crescendo para a comunidade de negócios em termos de responsabilidade social, econômica, política e ambiental. Muitas empresas, independentemente do porte ou segmento em que atuam, já reparam isso e estão colocando no mercado produtos que atendam ações sustentáveis.
Uma pesquisa divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, em maio de 2012, aponta que a maioria das empresas de pequeno porte adota algumas práticas sustentáveis em seu negócio. De um universo de 3.912 empresários entrevistados, os quais atuam nos setores de comércio, serviços, indústria, construção civil e agronegócios, 81,7% controlam o consumo de energia; 70,2% praticam a coleta seletiva de lixo; 72,4% controlam o consumo de papel; e 65,6% destinam adequadamente resíduos tóxicos, como solventes, cartuchos de tinta e produtos de limpeza.
É importante ressaltar que a cada dia a sociedade tem cobrado mais e mais envolvimento das empresas nas questões relacionadas ao meio ambiente, afinal cuidar do planeta é mais um do que uma necessidade: é uma obrigação. Se não cuidarmos da natureza agora, não teremos que nos preocupar depois, simplesmente porque não teremos com o que nos preocupar.
Qualquer medida simples em termos de sustentabilidade, independentemente do custo, é muito bem vinda. Inclusive, é importante ressaltar que esses atributos ligados ao verde tendem a ser cada vez mais exigidos pelos consumidores, os quais estão atentos e dando preferência aos produtos e serviços que sejam responsavelmente corretos em relação ao planeta, contribuindo com a preservação e aumentando a qualidade do meio ambiente.
Dessa forma, é aconselhável que as pequenas empresas se engajem na direção do consumo sustentável. Essa é uma das maneiras para as empresas lidarem com os desafios desse novo relacionamento com o consumidor. Os empresários que seguirem essa tendência, além de contribuírem com o meio ambiente, agindo com responsabilidade compartilhada pelo problema e pelas soluções, agregarão um valor ímpar ao seu negócio.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IBPT 

Nenhum comentário:

Postar um comentário